Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

CRUZ DAS ALMAS-NAHIA: ACUSADOS DE TORTURAR IDOSO ATÉ A MORTE SÃO PRESOS PELA POLÍCIA CIVIL


A Polícia Civil da Bahia, numa ação conjunta entre as equipes da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, CATTI/Leste e 4ª COORPIN/SAJ, deflagrou a “*Operação Impius*” e deu cumprimento a mandados de prisão e de busca domiciliar nas residências de acusados de torturar e matar o idoso Cosme Silva de Andrade, para roubar dinheiro de sua aposentadoria, fato ocorrido no dia 12/07/2025, no Povoado do Araçá, zona rural de Cruz das Almas.
Durante a Operação Policial foram presos os nacionais de iniciais E.M.S.F., 18 anos e L. de J.S., 27 anos, acusados da prática deste crime cruel que causou revolta na comunidade do Araçá e região.
De acordo com as investigações, após anos tentando se aposentar, o idoso Cosme, pessoa idônea, tranquila e pacífica, amplamente respeitada na comunidade, finalmente conseguiu a tão sonhada aposentadoria, inclusive com o recebimento dos atrasados. Infelizmente, porém, a realização deste sonho lhe custou a própria vida, ceifada de forma covarde e cruel.
O dinheiro recebido atiçou a cobiça dos acusados, que tem ligação com o tráfico de drogas ilícitas e roubos na região. 
Um dos presos, que é o líder do tráfico de drogas na localidade, teria autorizado o crime. No submundo do crime, este tipo de delito só acontece com a autorização da liderança local.
Os acusados teriam invadido a residência da vítima e torturado o idoso com pauladas em várias partes do corpo para informar onde estava o dinheiro da aposentadoria.
Não satisfeitos, após subtrair o dinheiro da aposentadoria, os acusados continuaram com as tortura até a morte, com pauladas no rosto da vítima que ficou desfigurada, morrendo no local.
A Polícia Civil da Bahia iniciou uma minuciosa investigação, arregimentando provas da autoria. O Delegado de Polícia representou pela prisão dos acusados, que foi decretada pela Justiça Criminal e, em menos de dois meses do crime, foi deflagrada a “Operação Impius”.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca domiciliar, as equipes policias aprenderam significativa quantidade de entorpecentes, entre “maconha” e cocaína, além de uma moto com adulteração de sinal de veículo automotor.
Os acusados vão responder por Latrocínio, que é o roubo seguido de morte, crime que possui pena mínima de 20 anos de reclusão, além do tráfico de drogas, receptação e adulteração de sinal de veículo automotor. Fonte: PC-BA